A Internacionalização e o Empreendedorismo foram os temas da 3.ª edição do “Ciclo de Sessões Inter-empresariais Alumni UA”, levado a efeito pela Associação dos Antigos Alunos da Universidade de Aveiro.
A sessão decorreu ao final da tarde da passada quinta-feira, na Sanjotec, em S. João da Madeira, com palestras a cargo de Manuel Valente, sócio-fundador e gerente da Durit, e Ricardo Figueiredo, administrador da Fepsa, sócio-fundador da Flymaster e vereador da Câmara Municipal sanjoanense.
“As pessoas querem que o mercado seja o que elas querem, mas o mercado é o que é”, sublinhou Manuel Valente, quando apontava a “receita” para o lançamento de um projecto empresarial.
Vincou que “o conhecimento do mercado” para o qual se vai vender o produto ou serviço a criar é passo tão importante como ter a “boa ideia” que, quando bem desenvolvida, poderá estruturar um negócio.
Salientou, ainda, a necessidade de uma aposta em “recursos humanos adequados” e avisou que o empreendedor deverá fazer uma boa “gestão do tempo das várias fases” de criação da empresa. “É fundamental”, testemunhou, alertando para o facto de ser elevada a taxa de “mortalidade” das jovens empresas.
“Sempre quisemos estar no mundo!”. Ricardo Figueiredo assumiu-se como empreendedor “de 4.ª geração” e apresentou uma Fepsa que fornece a indústria da chapelaria pelo mundo – dos chapéus para cowboys nos Estados Unidos da América aos chapéus dos judeus ortodoxos de Israel, estando na Europa e passando, ainda, por países como a Bolívia e a Austrália, entre outros.
“Gosto de fazer coisas difíceis”, acentuou o também autarca. Que salientou o trajecto de qualidade da Fepsa: “tornamo-nos imprescindíveis”, garantiu, enfatizando que, regra geral, os clientes, “não discutem o preço” dos seus produtos.
Aconselhou, ainda, os empreendedores novatos a apostarem na formação. “É preciso conhecer a cultura dos mercados”, disse Ricardo Figueiredo, que, em 2006, lançou a Flymaster, firma que produz equipamento para o parapente e que tem trilhado um caminho assente na capacidade inovar – afinal, outra das características necessárias a quem quer empreender e triunfar nos mercados internacionais.
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