O valor apurado pela Fundação da Mata do Buçaco dos estragos provocados em Janeiro passado, na sequência do temporal que assolou a região Centro, ascende a seis milhões de euros. De acordo com António Franco, presidente da fundação, na contabilidade agora divulgada, contam-se ainda mais de duas mil árvores que caíram. Este responsável mostra-se sensibilizado com as manifestações de apoio que as pessoas têm feito chegar à fundação.
Respondendo a esta manifestação de solidariedade, a Fundação Mata do Buçaco marcou uma acção concertada de voluntariado, que se realizou no passado sábado, e que veio a superar todas as expectativas, ao reunir 200 voluntários, que meteram mãos à obra, removendo vegetação que se encontrava a obstruir caminhos e bermas, bem outro material lenhoso, ao longo do Trilho da Via-Sacra, réplica única de Jerusalém com um total de 20 passos – Paixão e Prisão.
Os voluntários vieram de todos os pontos do país, nomeadamente da região de Lisboa e do Porto, bem como de Castelo Branco, Coimbra, Aveiro e Viseu.
|