A Freguesia de Pigeiros vai ter um Centro Cívico (CC) dotado de uma extensão da Biblioteca Municipal da Feira. A maioria-PSD garantiu a aprovação da solução financeira engendrada pelo Executivo para garantir a construção do equipamento, que vai custar 355 mil euros.
Os três vereadores do PS presentes na reunião de Câmara da passada segunda-feira abstiveram-se.
Alfredo Henriques propôs que a autarquia atribuísse uma comparticipação de “75 mil euros”, que será paga em 2014, a que se somará mais 75 mil da compensação que a Suldouro – concessionária dos resíduos sólidos urbanos – irá atribuir ao município pela construção do seu novo aterro em Canedo.
A engenharia financeira para a edificação do CC e Biblioteca de Pigeiros ficou assim concluída, uma vez que foi tramitada, com sucesso, uma candidatura a verbas da ADRITEM (Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria), no valor de 200 mil euros. Haverá, depois, que encontrar mais 55 mil euros para o mobiliário.
O presidente da Câmara tinha explicado que a situação surgiu na sequência de uma dádiva do Padre Domingos de Azevedo Moreira, que foi Pároco de Pigeiros, o qual quis deixar ao concelho a sua biblioteca pessoal, com a condição de que boa parte ficasse na freguesia, bem acolhida numa extensão da Biblioteca Municipal.
|