Com quase cem associados, a Associação de Marketing de Aveiro (AMA) muda-se para a Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA) para estar mais perto das empresas. Liz Silva, o seu presidente, diz que o marketing é “fundamental”
Diário de Aveiro - Como e porque nasceu a AMA?
Liz Silva - A AMA surgiu oficialmente em Janeiro de 2012 pela mão de um grupo de pessoas que se reuniu para, em regime de voluntariado, melhorar as competências das empresas na gestão de marketing. Nasceu ao perceber que as empresas não estavam a apostar nos marketeers numa crise tão profunda como esta e a primeira coisa que estão a fazer é dispensá-los, o que é um grande erro. Um bom marketeer não faz só publicidade, faz a parte da gestão, da produção e comercial, é transversal a toda a empresa.
Que tipo de actividades tem desenvolvido?
A AMA quer ser uma associação de referência. Temos feitos eventos, formação, consultoria e bolsa de emprego. Já realizámos 16 eventos com personalidades nacionais, e Aveiro não estava acostumado. Na parte da consultoria, ajudamos as empresas a crescer ou a internacionalizar-se, mesmo numa crise como esta, o que se faz com um plano de negócios, de distribuição e logística e de marketing e comunicação. Quanto à bolsa de emprego, estamos a sensibilizar as empresas para terem os seus departamentos de marketing. Ainda esta semana vamos enviar marketeers para três empresas... Estamos a começar a derrubar algumas barreiras.
Há muitos profissionais desta área sem trabalho?
A nossa bolsa de emprego está a crescer. Há empresários que não vêem o marketeer como uma mais-valia. Sei de alguns que estão a sair do país.
A abertura da sede na AIDA significa que querem estar mais próximos das empresas?
Exactamente. Quando fomos convidados pela directora executiva da AIDA foi com esse intuito. Fomos reconhecidos como um bom parceiro. Queremos ser o braço armado da AIDA no marketing. Foi identificada uma necessidade que nós podemos colmatar.
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