As barras de Vila Real de Santo António, Alvor, Tavira, Caminha, Vila Praia de Âncora e Póvoa do Varzim estão fechadas à navegação por causa do mau tempo.
A Marinha informa também que há condicionamentos nas barras de Vila do Conde (condicionada a uma altura de maré superior a dois metros, podendo apenas ser praticada por embarcações com calado inferior a dois metros) e Aveiro (fechado a embarcações com comprimento inferior a 15 metros).
Condicionadas estão também as barras da Figueira da Foz (a embarcações inferiores a 35 metros) e Faro (a embarcações com comprimento inferior a 10 metros).
As restantes barras marítimas de Portugal continental e dos arquipélagos da Madeira e dos Açores encontram-se abertas, sem qualquer condicionamento.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou hoje 12 distritos de Portugal continental e a Madeira sob aviso laranja e a amarelo seis distritos e o arquipélago dos Açores devido ao vento, chuva e agitação marítima,
O IPMA prevê para hoje céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes até ao início da tarde na região Sul e até ao início da noite nas regiões Norte e Centro, queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo a cota para os 1400 metros no final do dia.
Prevêem-se também condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial nas regiões Norte e Centro, vento moderado a forte de sudoeste e com rajadas da ordem dos 80 km/hora a partir do início da manhã, tornando-se fraco a moderado para o final do dia. Nas terras altas, o vento vai soprar muito forte de sudoeste com rajadas da ordem dos 110 km/h, tornando-se forte (35 a 50 km/hora) no final do dia.
Quanto às temperaturas, em Lisboa prevê-se uma máxima de 17 graus Celsius, em Faro 18, no Porto 15, no Funchal 22, Ponta Delgada 14, Angra do Heroísmo 13 e em Santa Cruz das Flores 12.
|