A partir das 8 horas da manhã de sexta-feira, a antiga Estrada Nacional 109, junto aos semáforos de acesso à Póvoa do Paço, promete tornar-se especialmente barulhenta devido ao buzinão anunciado pela comissão de utentes contra as portagens.
Na última reunião dos movimentos cívicos contra o pagamento de taxas de circulação nas antigas SCUT (auto-estradas sem custos para o utilizador) ficou decidida a realização de um protesto nacional a 1 de Março.
A Jornada de Luta Contra as Portagens nas ex-SCUT conta com iniciativas já confirmadas em Aveiro, Viseu, Covilhã, Vila Real, Guarda, Viana do Castelo ou Porto.
Segundo Francisco Almeida, porta-voz das diversas comissões de utentes do país, cabia aos dirigentes de cada movimento local decidir qual o figurino que os protestos assumiriam nas várias povoações aderentes. Em Aveiro, de acordo com Miguel Bento, o movimento local optou por realizar um buzinão junto ao restaurante A Grelha do Chefe.
“O Governo deveria proporcionar a quem vive e trabalha nestas regiões condições para ultrapassar a actual crise, fixar empresas e criar emprego”, diz Miguel Bento, porta-voz da Comissão de Utentes Contra as Portagens na A17, A25 e A29.
|