A Associação Diferentes e Especiais (ADE) encontra-se a promover a campanha “Vamos Ajudar o Tiago”, uma criança de dois anos e meio, do concelho de Vagos, que sofre de paralisia cerebral, apresentando dificuldades motoras.
A campanha consiste numa recolha de fundos para a aquisição de uma cadeira adaptada que permitirá ao Tiago estar bem posicionado e corrigir a sua postura, aumentando as possibilidades de vir a ter um melhor desenvolvimento.
A campanha consiste na venda de rifas para o sorteio de um cesto recheado de bens essenciais, a ser realizado no dia 23 do próximo mês, aquando do Baile da Primavera.
Foi há quase um ano que uma paralisia cerebral espástica foi diagnosticada ao Tiago, quando os pais foram encaminhados para o Centro de Paralisia Cerebral de Coimbra, ao se aperceberem que a criança não se sentava, nem tinha equilíbrio.
Depois de conhecido o diagnóstico, o Tiago tem frequentado sessões de fisioterapia e de terapia ocupacional, em Coimbra e Aveiro, e as melhorias têm sido “notórias”, de acordo com a ADE.
Para endireitar as pernas, a criança tem que colocar gesso semana sim, semana não, além de levar várias injecções nos músculos, para os relaxar, conseguir controlar a força e reduzir os espasmos.
|