O Plano de Urbanização (PU) do Parque Desportivo de Aveiro vai ser divulgado na reunião de hoje do executivo camarário. O documento, datado de Janeiro de 2013 e coordenado pelo arquitecto José António Lopes da Costa, estima que o investimento municipal ronde os 11,7 milhões de euros, a par com outros investimentos privados.
O parque desportivo está previsto para uma extensa área na envolvência do novo estádio municipal, em Taboeira. O plano de pormenor original contemplava para o local diversos equipamentos desportivos e de lazer, como um campo de golfe, um centro hípico ou um parque de diversões, assim como hotéis, habitações ou centros de congressos. O PU que hoje será apresentado publicamente irá clarificar quais os equipamentos a construir.
A opção por elaborar o Plano de Urbanização foi anunciada por Élio Maia, presidente da Câmara eleito pela coligação PSD/CDS, em 2006, pouco depois de ter tomado posse pela primeira vez. O líder do município explicou na altura que a opção por este instrumento de planeamento visava “agilizar” o processo.
O PU foi coordenado por José António Lopes da Costa, arquitecto natural de Ovar, que anteriormente já havia desenvolvido o plano de pormenor do parque desportivo e os projectos da área envolvente ao estádio municipal, construído para o Campeonato Europeu de 2004.
O parque desportivo é um dos projectos que a Câmara de Aveiro tem em promoção no seu portal “Aveiro Investments”, onde estão enumerados os principais empreendimentos imobiliários no concelho. Entre eles figuram também o plano de pormenor do Centro, o estudo urbanístico da área envolvente à nova estação ou a zona da antiga lota.
|