O edifício escolar e de escritórios MPA, na antiga zona industrial do Porto, valeu ao arquitecto aveirense Paulo Lousinha a presença entre os cinco finalistas, na categoria Arquitectura Institucional, do prémio Edifício do Ano 2012, promovido pelo ‘site’ ArchDaily.
No total, foram seleccionados 70 finalistas em 14 categorias, contabilizando-se dez projectos assinados por arquitectos portugueses. Um deles é Paulo Lousinha, natural de Aveiro e com gabinete em plena Avenida Dr. Lourenço Peixinho.
Os dez trabalhos nacionais foram seleccionados entre 3.042 projectos de todo o mundo, tendo, depois, sido escolhidos os 70 finalistas. Na modalidade Arquitectura Institucional, os cinco projectos finais foram triados de um total de 309 obras apresentadas a concurso.
Nesta categoria, o arquitecto aveirense disputa a vitória com nomes internacionalmente consagrados como Rem Koolhaas ou Baumschlager & Eberle. “Estar entre os cinco finalistas de um prémio que envolve 309 obras a concurso não pode deixar de nos surpreender. Mais ainda por vermos o nosso projecto concorrer ao lado de Rem Koolhaas, Baumschlager & Eberle, Alberto Campo Baeza e Krists Karklins & Arhitekt?ras Birojs”, diz Paulo Lousinha ao Diário de Aveiro
|