O novo PDM (Plano Director Municipal) de Oliveira de Azeméis “abre novas perspectivas de desenvolvimento para o concelho”, sublinhou Hermínio Loureiro, em nota de imprensa. O presidente da Câmara destacou “a criação de espaços de acolhimento industrial de qualidade”, referindo-se à zona industrial de Ul/Loureiro, assinalando que 44 por cento da mesma “está a ser ocupada por empresas multinacionais de ponta”.
Realce, ainda, para a “novidade” que constitui a inscrição no documento de “um período transitório de dois anos para a regularização de habitações e indústrias em situação irregular”.
O PDM aprovado pela Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis – com os votos favoráveis de PSD e CDS-PP e a abstenção do PS – ainda prevê a possibilidade de construção de novas unidades em zona urbana, “desde que o seu licenciamento seja da exclusiva competência municipal” e salvaguarde “a envolvente habitacional”.
A criação de quatro unidades territoriais - central, nordeste, sudoeste e sudeste – dotadas de “vocações específicas” é um dos aspectos a salientar em termos de ordenamento, com o plano a dar “atenção especial” às alterações da urbanística do concelho.
|