O Sindicato dos Trabalhadores do Porto de Aveiro reúne, esta sexta-feira, em plenário, para sufragar a suspensão da greve de estivadores. É um dos subscritores dos pré-avisos de greve que estavam programados até aos primeiros dias de Janeiro e que ficam sem efeito já a partir deste dia 28 de Dezembro.
Hoje foi conhecida a decisão do Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal que reuniu em Assembleia-Geral com trabalhadores portuários dos portos de Lisboa, Setúbal e Figueira da Foz, tendo decidido a suspensão da greve em curso já a partir desta sexta-feira.
Essa alteração terá sido motivada na sequência de “contactos e solicitações efectuadas pelos diversos intervenientes dos portos em greve, designadamente armadores, empregadores, Agentes e Autoridades Portuárias, no sentido de que a condição do levantamento da greve estabeleceria as condições para encetar negociações com o objectivo de criar uma base de entendimento”.
O Governo já desmentiu a existência de qualquer contrapartida ou cedência mas os sindicatos esperam um sinal depois do regresso à via negocial.
A profissionalização e a manutenção dos postos de trabalho dos trabalhadores portuários continuam a ser aspetos que os sindicatos consideram essenciais no futuro.
Dizem que só assim é possível “maior eficiência, competitividade e melhor imagem dos portos nacionais”. |