Após meses de espera devido às negociações de financiamento com os gestores dos fundos comunitários e ao ajuste da viabilização entre os municípios e o Governo, a Polis Litoral – Ria de Aveiro aprovou o lançamento de concursos públicos para uma dezena de empreitadas, num valor total de quase 10,5 milhões de euros.
Destas dez empreitadas, nove serão cofinanciadas pelo Programa Operacional da Valorização do Território (POVT) e a restante (a da Pateira de Fermentelos) pelo Programa Operacional da Região Centro, todas a 70 por cento.
A esta decisão e à publicação dos anúncios em plataforma eletrónica, seguir-se-á a apresentação de propostas por parte das empresas concorrentes, estimando-se que as empreitadas possam ter início no decorrer do primeiro semestre de 2013.
Ribau Esteves, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e membro do Conselho de Administração da Polis Litoral – Ria de Aveiro, congratula-se pela possibilidade de avançar com a execução destes projectos. “Estamos muito satisfeitos por, finalmente, termos conseguido aprovar este pacote de projectos, que já estavam prontos há vários meses, mas que careciam de luz verde do principal accionista desta sociedade, o Governo”, refere Ribau Esteves, classificando este como “um momento muito importante” deste processo.
|