A Ministra do Mar, Assunção Cristas, espera conseguir um regime de exceção para a cura do bacalhau sem recurso a fosfatos. Mensagem deixada numa reunião com o Comissário Europeu da Saúde e Defesa do Consumidor, Tonio Borg, em Bruxelas.
A Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e Ordenamento do Território afirmou que “tem sido um braço de ferro e não tem sido fácil”.
No entanto, garante que “a Comissão está sensibilizada para a exigência de Portugal no sentido de ficar contemplado no futuro regulamento comunitário de cura química do bacalhau uma exceção que assegure que em Portugal se pode continuar a consumir bacalhau de acordo com a cura tradicional de salga”.
Uma vez que até ao momento não houve qualquer decisão política em Bruxelas, o bacalhau do Natal de 2012 mantém-se dentro dos padrões habituais. Para a Ministra no próximo ano tudo estará igual “porque o problema estará também resolvido”.
Assunção Cristas quer garantir a certificação do bacalhau na etiqueta e “um método obrigatório de análise, que permita controlar se foram ou não utilizados fosfatos”.
A questão foi suscitada num encontro à margem do debate sobre quotas de pesca. |