O deputado do PSD Bruno Coimbra confrontou a ministra do Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território com as linhas orientadoras para manter ou melhorar o desempenho em termos de emissões de CO2, num cenário, que se prevê seja de recuperação e de maior atividade económica.
O parlamentar aveirense numa audição à governante. Alertou para os efeitos que são sentidos no litoral, nomeadamente na região de Aveiro. Bruno Coimbra aludiu a exemplos como as situações climáticas extremas, como a seca no último ano, fenómenos imprevisíveis ocorridos neste outono “ou a erosão dramática que ocorre em algumas zonas do nosso litoral, nomeadamente no distrito de Aveiro”.
Além da chamada de atenção elogiou o trajeto seguido pelo país. “Portugal é o terceiro país onde a evolução das políticas na área das alterações climáticas é mais positiva. Dos lugares atribuídos na classificação do ‘Climate Chage Performance Index’, sobe oito posições em relação a 2011 e atinge a melhor marca de sempre, no grupo de países mais industrializados que são responsáveis por cerca de 90 por cento das emissões de CO2 a nível mundial”, referiu, na ocasião, o deputado social democrata, mostrando-se alerta para a importância de “manter ou melhorar o desempenho em termos de emissões de CO2”. |