A definição da localização e do modelo do novo hospital de Aveiro deverá estar concluída no final do terceiro trimestre do ano. A perspectiva foi deixada hoje pelo Secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, na cerimónia de comemoração do 34º aniversário do Hospital Infante D. Pedro.
Em declarações aos jornalistas, no final da sessão, o governante deixou a garantia de que o processo está em desenvolvimento: “Continuamos a desenvolver trabalhos preparatórios e internos ao Ministério da Saúde. Por um lado, em relação ao perfil do próprio hospital e algum diálogo com algumas instituições sobre a sua localização. Penso que em breve haverá uma divulgação pública”.
Para já o governo não se compromete quanto a previsões para o arranque das obras, ficando apenas o compromisso de definir o modelo e a localização do novo hospital antes do final do ano.
No discurso que proferiu durante a cerimónia de aniversário, Francisco Pimentel, presidente do Conselho de Administração do Hospital Infante D. Pedro não deixou de pedir à tutela para que altere o modelo de financiamento dos hospitais, especificando que o Hospital de Aveiro tem estado subfinanciado: “Desde que iniciámos funções, constatámos que o nosso hospital estava e está subfinanciado e, por isso, reitero o nosso pedido à tutela para que reveja as regras de financiamento para que possamos ser pagos pelo que realmente fazemos e para que, de uma vez por todas, acabemos com o peso de exercícios financeiros negativos”.
O Secretário de Estado da Saúde fez questão de registar o lamento, asseverando que o modelo já poderá ser alterado em 2011: “Era intenção do Ministério da Saúde a implementação de novas regras já no ano de 2011. O calendário para a aprovação do Orçamento de Estado para 2010 acabou por adiar este processo. É sabido e reconhecido que o Hospital de Aveiro deve ultrapassar os constrangimentos financeiros que teve nos últimos anos e o próximo ano poderá ser um ponto de viragem nesse sentido”.
Localização e modelo do novo hospital de Aveiro deverão estar concluídos até ao final do mês de Setembro. |