Alunos em provas de aromas das diversas categorias de Vinho do Porto.
Vinte e oito alunos do 12ºC da Escola Secundária Homem Cristo, em Aveiro, do curso de Ciências Tecnológicas fizeram de provadores numa ...
Vinte e oito alunos do 12ºC da Escola Secundária Homem Cristo, em Aveiro, do curso de Ciências Tecnológicas fizeram de provadores numa sessão promovida no contexto da Área de Projecto. A ideia foi elevar o Vinho do Porto e divulgar as áreas demarcadas do Douro junto da comunidade escolar de Aveiro.
A convidada da sessão foi Margarida Roseira, provadora e técnica superior no Instituto do Vinho do Douro e do Porto. A técnica sujeitou os jovens a um jogo de identificação de aromas: “Os aromas que trouxe estão ligados às diferentes categorias do Vinho do Porto”.
A dificuldade dos mais novos em identificar aromas foi muito real: “O primeiro parecia-me canela, o segundo era um cheiro mais químico ou flores silvestres. Este terceiro conheço o cheiro, mas não sei de onde. Parece madeira ou limão”.
Bárbara Loureiro, uma das alunas que organizou a iniciativa, explicou que “até agora, fizemos um almoço na escola com receitas que levam Vinho do Porto, já fizemos uma visita de estudo ao Museu do Vinho do Porto, ao Instituto do Douro e Porto e às Caves Ferreira. Vamos tentar publicar um pequeno livro”.