quarta-feira, 27 de Novembro de 2024  21:25
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Esparguete de Lulas

Esparguete de Lulas

Cortar as lulas em tiras finas cozer o esparguete al dente, escorre-lo e mantê-lo quente aquecer 2 colheres de sopa de ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
02-05-2010

Bombeiros em queimada para estudo sobre efeitos do fumo.


Investigadores de Aveiro e Coimbra analisam efeitos do fumo na saúde dos bombeiros e para isso organizam, esta segunda-feira, 3 de Maio, ...

Investigadores de Aveiro e Coimbra analisam efeitos do fumo na saúde dos bombeiros e para isso organizam, esta segunda-feira, 3 de Maio, a partir das 8h30, ensaios de queima experimental na Serra da Lousã. No terreno vão estar várias corporações de bombeiros da zona centro do país. Os ensaios, que vão permitir determinar quais as consequências para a saúde dos bombeiros, da exposição ao fumo das queimas, serão baseados na monitorização da exposição aos poluentes atmosféricos e na realização de testes médicos (respiratórios), antes e depois da exposição ao fumo.

O estudo será efectuado em plena Serra da Lousã, entre as 8h30 e as 18h00, desta segunda-feira, e conta com a participação dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pêra, Bombeiros Municipais da Lousã e Associação dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha.

Acção da equipa de investigadores das Universidades de Aveiro (através do Grupo de Emissões, Modelação e Alterações Climáticas do Departamento de Ambiente e Ordenamento) e Coimbra (Faculdade de Medicina e Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial), integrada no projecto «FUMEXP – Exposição de bombeiros ao fumo e consequentes efeitos na saúde», financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do COMPETE.

O projecto FUMEXP, iniciado em Janeiro de 2008, baseia a sua análise na estimativa da exposição individual dos bombeiros a poluentes atmosféricos, através do desenvolvimento e implementação de um procedimento de recolha de dados experimentais, durante os incêndios florestais e os ensaios de queima controlada.

A análise será melhorada através da aplicação de um sistema de qualidade do ar, com o objectivo de estabelecer uma comparação com os níveis de exposição estimada – por meio de medições – com a adição de maior detalhe em termos de distribuição espacial dos dados. A realização de testes médicos em bombeiros seleccionados constitui a ultima fase da análise dos potenciais prejuízos resultantes desta actividade.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®