O Illiabum inicia esta noite a participação no play-off da Liga Portuguesa de basquetebol. Defronta o Vitória em Guimarães local onde há uma semana garantiu o apuramento para a fase final. Os dois primeiros jogos serão em Guimarães, hoje, às 21h00, e domingo às 16h00. Alexandre Pires, treinador do Illiabum, admite que o apuramento foi uma conquista importante e que, agora, tudo é diferente nesta fase a eliminar. “Daqui para a frente, entramos no play-off. Jogamos fases regulares para decidir uma época em play-offs. Quem fica nos dois últimos desce. Entrando nessa fase são jogos diferentes. A ansiedade aumenta, o nível de concentração diminui nalguns casos e a experiência conta muito”, disse o técnico do Illiabum.
Para o comentador Júlio Senos, a equipa de Guimarães é favorita tanto mais que o conjunto ilhavense regista algumas baixas. “Apesar do Vitória não se apresenta tão dominador, a verdade é que o Illiabum é uma equipa fragilizada com as lesões de Nate e Chris Pereira e a recuperação de Francisco Rodrigues. Mas surpreendeu ao longo da época. Vamos ver que surpresas é que a equipa de Ílhavo pode proporcionar”, adianta o comentador.
Recorde-se que há 3 equipas do distrito de Aveiro em oito na fase final. O Vagos defronta o Benfica; a Ovarense defronta o CAB Madeira e o FC Porto joga com a Académica. Este trio aveirense merece também nota especial na leitura do comentador Júlio Senos. “De salientar o facto da Associação de Basquetebol de Aveiro ter 3 equipas a discutir o play-off. É a única associação que consegue ter mais de uma equipa nessa situação. As quatro equipas que terminaram em primeiro têm vantagem”, antevê Júlio Senos. |