O deputado Paulo Cavaleiro, eleito pelo PSD no círculo eleitoral de Aveiro, saudou a Petição sobre a verdade desportiva, que chegou à Assembleia da República. O parlamentar social-democrata dissertou no plenário sobre a iniciativa, defendendo a introdução das novas tecnologias no futebol para reduzir a margem de erro dos árbitros, tal como vem acontecendo noutras modalidades. “Este é um assunto que deveria, em primeiro lugar, ser discutido nas instituições próprias que tutelam esta área, quer nacionais quer internacionais. A FPF e a LFP, entre outras, são as entidades certas para este debate e, na verdade, têm assento nas estâncias internacionais. Os representantes destas estruturas, à altura da petição, subscreveram-na. Portanto, de certeza que vão tomar medidas para concretizar o que assinaram”, declarou o deputado do PSD, na sessão plenária.
“Ser inovador neste processo daria uma boa imagem de modernidade ao nosso país e podia ser factor diferenciador e de competitividade. No futebol a este nível, já não é só a questão desportiva que conta, mas também tudo o que esta indústria envolve” – defendeu Paulo Cavaleiro.
Na mesma sessão plenária, o deputado do PSD saudou a Associação Desportiva Ovarense como uma das signatárias de uma Petição em defesa da instalação de desfibrilhadores automáticos externos (DAE) nos recintos desportivos. A Petição pretende tornar obrigatória a presença dos desfibrilhadores em locais e/ou eventos de acesso público com elevada frequência de pessoas, de forma a permitir uma rápida actuação nas situações de paragem cárdio-respiratória.
Defende também a criação de uma estratégia nacional de formação em Suporte Básico de Vida, nas escolas e nas universidades, no sentido de sensibilizar e formar o maior número de pessoas nesta área. |