Cantinas, restaurantes, bares e snacks da Universidade de Aveiro cumprem a legislação reguladora de segurança alimentar. Os Serviços de Acção Social da Universidade de Aveiro foram alvo de auditoria pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) e “não foram objecto de demanda ou processo contra-ordenacional”. Segundo nota na UA, esta auditoria “vem corroborar o sentido estratégico e o alcance inovador das medidas de política e gestão estabelecidas pelos SASUA para o Sector”.
Quatro cantinas, quatro restaurantes, três snacks e 17 bares) estão “em ambiente Hazard Analysis and Critical Control Points (HACCP), desde 2003, na vertente formação, consultoria, análises microbiológicas e fisicoquímicas e o seu acompanhamento permanente através de Auditoria Externa sistemática”.
Pode ser traduzido como sistema de análise de perigos e controlo de pontos críticos, sendo uma metodologia reconhecida internacionalmente e utilizada pelas entidades do sector alimentar.
De salientar ainda, que os Serviços de Acção Social proporcionam diariamente à comunidade universitária 21 ementas diferenciadas, onde se integram menus de carne, peixe, dieta e vegetariana. No conjunto das diferentes modalidades (ementa completa e por componentes) os SASUA fornecem anualmente cerca de um milhão de refeições. |