Três alunos do 12º ano da Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, de Aveiro, estão a apostar na divulgação do sal. O grupo “O Sal”, constituído por Cátia Silva, Rodrigo Valente e Thierry Sena, está a estudar sal marinho e sal-gema com o objectivo de chamar “a atenção para o consumo moderado de sal”.
No âmbito do projecto afixaram um cartaz informativo no átrio da escola de forma a que toda a comunidade escolar possa ter conhecimento das vantagens do consumo moderado de sal e das desvantagens do consumo em excesso. Realizaram inquéritos no centro da cidade de Aveiro e concluíram que a maior parte das pessoas desconhece por completo a utilidade do sal-gema e as diferenças existentes entre os dois tipos de sal.
Distribuíram panfletos na escola e em locais como a Biblioteca Municipal no sentido de dar a conhecer o sal-gema e alertar para o consumo moderado do sal marinho. Concluem que o sal é “indispensável à vida humana” como principal fornecedor de sódio é vital para o equilíbrio do organismo e manutenção da pressão arterial.
“Contudo, o sal, se não for consumido nas doses recomendadas, ou seja, entre dois a cinco gramas por dia, tem inúmeros inconvenientes, como por exemplo o aumento da pressão arterial, podendo provocar o aparecimento de algumas doenças, nomeadamente as cardiovasculares”. |