Está marcada para hoje a inauguração do “Aliança Underground Museum”. Trata-se do novo projecto do acervo Berardo, que permite aliar a cultura vitivinícola à arte, que neste caso irá apresentar sete colecções do espólio Comendador Joe Berardo nas caves transformadas em Museu.
Nas caves da Aliança, em Sangalhos, vai ser possível passear pelos 1500 metros quadrados e ver as pipas ao lado de uma colecção de arte etnográfica africana, azulejos, arqueologia, minerais, cerâmica das Caldas ou esculturas contemporâneas do Zimbabué. Peças de arte que já pertenciam ao coleccionador Joe Berardo e que estavam em armazéns ou emprestados para exposições.
A escolha destas sete colecções prende-se também pelas especificidades climáticas do museu, pois as peças foram escolhidas pela impossibilidade de se deteriorar, já que vão estar lado a lado com as pipas em estágio.
A cerimónia de inauguração, marcada para as 16h00, nas instalações da Aliança Vinhos de Portugal, em Sangalhos, será presidida pelo Secretário de Estado das Pescas e Agricultura, Luís Medeiros Vieira. |