O presidente da APPACDM de Anadia é acusado de ter agredido a pontapé e à paulada uma utente. Segundo a edição de hoje do JN, a denúncia foi feita à GNR e o caso já estará nas mãos do Ministério Público. O caso que envolve uma utente, deficiente mental, terá acontecido na passada segunda-feira.
“Há três auxiliares que assistiram às agressões e que estão dispostas a testemunhar em tribunal. E o que elas dizem é que a utente, de 48 anos, que mal se percebe o que diz, exigia trocar de roupa. Num primeiro momento, o senhor presidente terá achado piada e com um pau terá até brincado com a deficiente, batendo-lhe como que por brincadeira. Mas depois as coisas entraram num registo de agressão, com o senhor Acácio Lucas a ordenar que a utente se dirigisse ao seu quarto, pedindo que ela fosse atada e ter-lhe-á desferido pontapés e pauladas", afiançam as denunciantes.
Nem familiares, nem o director da instituição quiseram falar sobre o caso. O crime de maus tratos prevê uma pena de prisão efectiva até cinco anos. |