O Bloco de Esquerda promove uma festa anticapitalista para dizer que o capitalismo não é o único modelo possível. O encontro intitulado “Gastar vida a ganhá-la” inclui debate, seguido de concerto com Pedro e Diana. Nelson Peralta explica o propósito deste encontro com a necessidade de questionar os modelos: “O tema da festa anticapitalista é a precariedade no mundo laboral e na vida das pessoas. Hoje em dia não há discussão política e nós pretendemos discutir a precariedade e a situação social em que vivemos e, ao mesmo tempo, levar essa discussão a espaços informais”.
O bloquista acrescenta, ainda, que “de facto, ganhamos o sustento da vida na esfera do trabalho, em horários cada vez mais intensos e, assim, acabamos por gastar a nossa vida a trabalhar, sem tempo para a vida pessoa, social e familiar”.
A luta por melhores condições de vida é um dos pilares da contestação do BE ao capitalismo: “Existem alternativas, nomeadamente o trabalho com direitos. Uma pessoa que tenha um horário de trabalho mais reduzido e sem situações irregulares, obviamente que tem uma vida familiar, uma capacidade de intervenção na sociedade e no mundo do trabalho bastante diferente de uma pessoa que não usa os seus direitos. Um dos defeitos da precariedade é esmagar a capacidade reivindicativa do trabalhador e do cidadão”.
Sessão às 21h30 no Riff Club Caffe, em Aveiro. |