Uma recriação da via-sacra e uma conferência sobre a importância da Mata Nacional do Buçaco (Mealhada), são algumas das propostas da fundação que gere este espaço emblemático, para celebrar a Semana Santa. O programa organizado pela Fundação Mata do Buçaco para o período pascal compreende uma via-sacra nocturna, que se realiza em dois momentos: hoje serão representados os “Passos da Prisão” de Cristo e a 2 de Abril recriam-se os “Passos da Paixão”, com a participação da Associação de Jovens Cristãos do Luso.
Outro ponto alto do programa da Semana Santa na Mata do Buçaco é a conferência prevista para hoje, às 16h00, sobre a importância da mata, com as participações do pároco do Luso, padre Carlos Godinho, que fará uma abordagem teológica da Via Sacra da Mata do Buçaco e Joaquim Carvalhão Santos que falará da Via Sacra do Buçaco numa perspectiva histórica. Nazaré Tojal, do Instituto de Conservação e Restauro da Fundação Ricardo Espírito Santo abordará asa possíveis soluções de recuperação da Via Sacra. E, por último, o presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, falará da importância da marca BUSSACO no contexto da estratégia regional de turismo.
No dia 3 de Abril, sábado de Aleluia, o convento estará aberto e decorado para a ocasião e também poderá ser visitada a ermida de S. José. A ideia é dar a conhecer o quotidiano dos monges Carmelitas Descalços, que há 400 anos escolheram a mata para a sua vida de recolhimento, ali construindo o convento e várias capelas e ermidas. |