O responsável pelo Centro de Biologia Celular da Universidade de Aveiro faleceu na passada terça-feira, com 50 anos. O funeral de Edgar Cruz e Silva realizou-se esta manhã.
Edgar Cruz e Silva trabalhou no Laboratório de Neurociências Moleculares e Celulares da Universidade Rockefeller, em Nova Iorque, entre 1990 e 1995, foi um dos impulsionadores do Forum Internacional de Investigadores Portugueses que se reuniu pela primeira vez, em Aveiro, em 1995, foi Prémio Nicolau Van Uden, em 1996, era Presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Bioquímica e «External Partner» do programa de Neurotoxicologia do Center for Disease Control and Prevention dos EUA e foi Presidente do Conselho Directivo do Departamento de Biologia de 1999 a 2001.
Segundo nota da Universidade de Aveiro, Edgar Cruz e Silva tinha “um enorme empenho no seu trabalho docente e implicou-se, acompanhou e motivou um significativo número de jovens que assim vocacionou para a área da investigação em Biologia Celular”. |