O movimento cívico “os Amigos dAvenida” enviou uma “Carta Aberta” em que apela à “reflexão sobre a Ponte Pedonal do Rossio e Praça Melo Freitas”. Sugerem a criação de uma “Comissão Técnica de Avaliação da Ponte” com o objectivo de analisar as questões/dúvidas colocadas (e outras que se venham a identificar) e de propor um conjunto de recomendações.
Foi sugerido que essa Comissão Técnica seja constituída pelas instituições parceiras do Parque da Sustentabilidade e um representante do Núcleo de Aveiro da Ordem dos Arquitectos, da Delegação Distrital da Ordem dos Engenheiros e da Associação Portuguesa dos Planeadores do Território.
Os Amigosd’Avenida disponibilizam-se a participar nessa comissão mas dizem não ter propostas concretas sobre os espaços.
“Quando somos desafiados a apresentar uma proposta (projectual) concreta só podemos responder que não é esse o papel que cabe aos cidadãos. Essa é uma função da autarquia, que tem os meios e legitimidade para o fazer. Aos cidadãos cabe reflectir sobre os princípios que devem estar presentes no planeamento da cidade, avaliar os processos utilizados e discutir as propostas concretas, colocando questões”. |