A equipa de futebol robótico da Universidade de Aveiro, CAMBADA, vai efectuar várias demonstrações no arranque oficial do «Fantasporto»
A 30ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto – Fantasporto – cruza a sétima arte com a robótica e revela, além dos clássicos de ficção, alguns dos truques que estão por detrás dos efeitos especiais do cinema fantástico.
Nesta edição comemorativa do «Fantas» será dedicada especial atenção à robótica e aos efeitos especiais, num projecto comissariado pela Sociedade Portuguesa de Robótica e pelo Laboratório de Sistemas Autónomos do Instituto Superior de Engenharia do Porto, num conjunto de manifestações paralelas que relacionam o cinema com as mais diversas valências da cultura.
Para o efeito, a organização criou um programa paralelo às exibições, composto por demonstrações de sistemas robóticos, a efectuar diariamente pelas unidades de investigação das Universidades, Institutos Politécnicos e das empresas portuguesas, entre 22 e 28 de Fevereiro, no stand instalado no 3º andar do Rivoli. Nestas demonstrações incluem-se as da CAMBADA, equipa de futebol robótico da UA, campeã do mundo em 2008.
A equipa CAMBADA é constituída por docentes, investigadores e estudantes ligados ao Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro (DETI) e à Actividade Transversal em Robótica Inteligente do Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro (IEETA). |