Carlos Naia diz que a ponte pedonal do Rossio é um "erro tremendo".
Os “Amigos d'Avenida” têm agendada para esta noite uma tertúlia para debater as intervenções previstas para a Praça Melo Freitas ...
Os “Amigos d'Avenida” têm agendada para esta noite uma tertúlia para debater as intervenções previstas para a Praça Melo Freitas e a Ponte Pedonal do Rossio, em Aveiro, mas as críticas à localização da intervenção sobre o Canal Central já se fazem sentir.
Carlos Naia, jornalista profissional que agora integra o movimento, diz que a ponte pedonal é um erro que é preciso evitar: “Acho que a ponte é um estorvo. Aquilo é o ex-libris de Aveiro e acho que se vai cometer um erro tremendo. Não traz vantagens a ninguém, tal como aquele edifício que se fez sobre a Capitania não trouxe vantagens. A perspectiva que se tinha do lado da Ponte Praça desapareceu”.
No caso da Praça Melo Freitas, o antigo jornalista diz que a solução mais eficaz seria a abertura de uma praça até à Igreja da Vera Cruz, mas reconhece os custos de tal opção: “Aquilo não dignifica a baixa da cidade que é onde, normalmente, se concentram os turistas. Já se está a prolongar demasiado tempo sem uma solução à vista. A solução ideal era deitar tudo abaixo e fazer uma praça aberta, mas sabemos que a Câmara não tem dinheiro para isso e temos de salvaguardar a posição dos autarcas”.
Entrevista de Carlos Naia ao programa “Conversas” para ouvir depois das 19h00.
Quanto à tertúlia, o objectivo passa por tentar perceber qual o papel que esta praça desempenha no centro da cidade e a sua relação com o bairro da Beira-mar, quais as limitações daquele espaço e quais as dinâmicas económicas e sociais da cidade que podem ser canalizadas para equacionar o futuro da praça Melo Freitas.
Esta tertúlia é ainda vista como uma oportunidade para qualificar o debate sobre o futuro de Aveiro.
Tertúlia marcada para as 21h15, na Associação Comercial de Aveiro.