O troço da Ligação Ferroviária de Alta Velocidade entre Aveiro e Gaia, com uma extensão aproximada de 70 km, mereceu aprovação ao nível do impacte ambiental. Foi emitida Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável no dia 19 de Janeiro de 2010 pelo Ministério do Ambiente condicionada à integração no projecto de execução de um conjunto de medidas de minimização e de programas de monitorização, a concretizar no Relatório de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução.
Neste troço está prevista uma Estação de Alta Velocidade em Aveiro, junto ao nó viário de articulação da A1 com a A25, o que permitirá um fácil acesso a toda a região. A alternativa seleccionada atravessa os concelhos de Aveiro, Albergaria-a-Velha, Estarreja, Oliveira de Azeméis, Ovar, Feira e Espinho e termina em Vila Nova de Gaia, na margem Sul do Douro. Devido às características de povoamento e de ocupação urbana do território, principalmente no concelho de Vila Nova de Gaia, a solução aprovada contempla 9km de túneis.
Após a obtenção da DIA para este troço, o Eixo Lisboa-Porto encontra-se aprovado ambientalmente em cerca de 75% da sua extensão, decorrendo actualmente o processo de Avaliação de Impacte Ambiental do troço Pombal-Aveiro (Lote B). |