O patrocínio da Câmara Municipal de Ílhavo à viagem de volta ao mundo que está a ser realizada pelo Navio Escola Sagres mereceu o apoio da maioria dos partidos com assento na Assembleia Municipal. A promoção e a visibilidade que tanto o município, como o Museu Marítimo e a Associação dos Industriais de Bacalhau irão ter nos 18 portos em que o navio irá parar, foram as razões apontadas para enaltecer esta iniciativa da autarquia.
António Pinho, do CDS-PP, felicitou a autarquia pela medida que considera “coerente” com o trabalho de promoção do município de Ílhavo como terra de “mar” e “bacalhau”.
“É uma aposta clara e coerente nestas questões ligadas à tradição do mar, que tem vindo a ser desenvolvida nos últimos anos. Acho que este é o tipo de iniciativa que faz todo o sentido a que a Câmara de Ílhavo surja associado. A questão dos montantes envolvidos é importante, mas também já foi dito que são comportáveis. Portanto, penso que é de realçar esta aposta estratégia”, disse António Pinho.
Também Flor Agostinho, da bancada do PSD, realçou esta aposta da autarquia que considera “uma excelente oportunidade” para promover o município. “Temos de enaltecer o sentido de oportunidade e a capacidade de vis~ºao do executivo ao ter apoiado esta volta ao mundo. Está a ser uma boa oportunidade para promover o nosso concelho, a cultura e os valores da nossa gente. Dará uma maior visibilidade ao museu, ao concelho e à Associação dos Industriais do Bacalhau”, acrescentou.
Do lado do Partido Socialista, Pedro Martins também se mostrou favorável a esta opção da autarquia de patrocinar a viagem de volta ao mundo da Sagres. “Concordamos plenamente e ficámos muito agradados com o patrocínio da Câmara. Desejaríamos apenas obter mais informação financeira sobre este ponto”, questionou o deputado socialista.
Quanto aos valores investidos, Ribau Esteves disse que, por razões de protocolo, não pode ainda revelar quanto custou este patrocínio, mas garantiu que era inferior ao investimento no Festival do Bacalhau, que ronda os 150 mil euros.
“Não quero fazer caixinha nenhuma com a história dos custos. O investimento que fizemos é várias vezes inferior, por exemplo, ao investimento no Festival do Bacalhau, que custa em média 150 mil euros. Apesar do retorno que poderá ter, é inferior a estes valores, e superior ao patrocínio da Associação dos Industriais de Bacalhau, que ronda os 15 mil euros”, esclareceu o presidente da Câmara Municipal.
O município de Ílhavo associado à viagem de volta ao mundo do Navio Escola Sagres. |