Foi já apresentado o Banco Local de Voluntariado de Águeda e nesse sentido a Câmara Municipal apela aos habitantes para aderirem a esta iniciativa. Trata-se de uma estrutura que pretende integrar todas as pessoas interessadas em prestar serviço voluntário nas diversas instituições ou entidades do concelho.
Têm sido realizadas várias sessões de sensibilização, dinamizadas pela autarquia local, com o intuito de motivar as pessoas a participarem no Banco Local de Voluntariado. E para hoje está marcada a assinatura de um protocolo de cooperação com o Conselho Nacional de Promoção para o Voluntariado, em articulação também com a Academia Portuguesa de Cultura e Solidariedade de Águeda e do Centro de Apoio Social e Animação de Segadães.
De referir que a Câmara de Águeda tem potenciado a área do voluntariado no concelho, nos últimos anos, e tem abertas inscrições para participação nos trabalhos de Recuperação Ecológica do Cabeço Santo, que em 2005 foi devastado por um incêndio de grandes proporções.
Recorde-se que o Projecto Cabeço Santo teve início em 2006, através de um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Águeda e a organização ambientalista Quercus para a recuperação da vegetação nativa do Cabeço Santo, na freguesia de Belazaima do Chão, numa área superior a 100 hectares de terreno. |