Sinal de mudança na tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação Académica da Universidade de Aveiro e as marcas de um acto eleitoral equilibrado que colocou Tiago Alves no lugar de Negesse Pina. Os discursos reflectiram o peso eleitoral e Negesse Pina não se despediu sem antes deixar o aviso de que estará atento ao trabalho dos novos órgãos sociais.
“Temos todos que analisar com serenidade a mensagem que os alunos transmitiram com mudança de liderança mas uma mudança responsável que não destrua tudo o que foi feito. Os estudantes colocaram também a responsabilidade de fiscalização nos ombros dos que perderam. Os membros desta lista têm o dever de desenvolver uma oposição responsável e adulta”, disse Negesse Pina num discurso feito de agradecimentos a colaboradores, funcionários e professores.
Negesse Pina, da anterior direcção, reuniu 48 por cento da votação e Tiago Alves garantiu 52 por cento dos votos expressos. Na hora da tomada de posse anunciou um novo ciclo com aposta numa política de proximidade. “Esta noite marca um novo ciclo. Um novo ciclo expresso na vontade dos estudantes. Falámos de proximidade e os estudantes aproximaram-se. Falámos de união e os estudantes uniram-se. Falámos de mudança e ela aconteceu”, afirmava o recém-empossado presidente da AAUAV.
Tiago Alves não esqueceu as relações com o Município de Aveiro. Espera que a representação de 13 mil estudantes venha a ser olhada de outra forma pela autarquia. “Entendemos ser necessária e urgente uma colaboração estreita com a Câmara de Aveiro. Acreditamos assim que deverá ser repensado o enquadramento da associação académica na política do Município Aveirense”, sublinhava Tiago Alves numa mensagem que já não foi escutada por Maria da Luz Nolasco, ausente da sala neste momento do discurso.
Destaque para a ausência da Reitora, Maria Helena Nazaré, representada por António Ferrari e para a presença, discreta, do Reitor recentemente eleito, Manuel Assunção, cuja tomada de posse deverá ser realizada em meados de Fevereiro.
O projecto liderado por Tiago Alves, aluno de economia, propõe-se, ao longo do próximo ano, criar uma base de dados relativa ao alojamento, consolidar o projecto «Aveiro é nosso», através de iniciativas de voluntariado, e actualizar do portal da AAUAv. Nos planos da equipa estão ainda a aposta na promoção de maior oferta cultural e desportiva e a implementação de um Banco de Horas. |