No rescaldo de mais uma visita temática ao distrito de Aveiro, deputados do PSD “exigem financiamento mais fácil para empresas do calçado e cortiça". “Facilitar o acesso ao financiamento na banca e aos seguros de crédito é fundamental para a sustentabilidade de dois dos mais importantes sectores da Economia do País (calçado e cortiça)” é a principal conclusão da visita aos concelhos de Santa Maria da Feira e S. João da Madeira.
Os eleitos do PSD dedicaram a jornada a ouvir sindicatos e associações empresariais de ambos os sectores, tendo por base a sua preocupação relativamente ao desemprego que afecta dois dos concelhos mais industrializados do País. "Pensar português. É o que falta em Portugal", disse Couto dos Santos depois de ouvir as preocupações e aspirações dos representantes dos sindicatos da Cortiça e do Calçado e da Associação Portuguesa da Cortiça e da APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes e Artigos de Pele e Seus Sucedâneos).
No rescaldo dos trabalhos assumiu, ainda, essa responsabilidade como do partido do Governo mas também dos partidos da oposição.
"As políticas de longo prazo devem ser desenhadas por todos os partidos políticos e não apenas por aquele que está no Governo, sob pena das mesmas estarem condenadas a morrer ao cabo de quatro anos".
Os deputados lembraram ainda que estes dois sectores representam dois mil milhões de euros das exportações anuais de Portugal e empregam mais de 45 mil trabalhadores. Segundo o PSD são “razões mais do que suficientes para uma atenção especial por parte do Estado” alertando para as responsabilidades acrescidas do bando de capitais públicos. |