A Ponte Pedonal que fará a ligação entre o Rossio e a zona do Alboi, em Aveiro, foi projectada por um gabinete inglês, o Powed-Williams Architects, (na foto o arquitecto responsável pelo projecto), que possui vasta experiência na realização deste tipo de projectos. O anúncio do vencedor foi feito esta tarde pelo presidente da Câmara de Aveiro, numa cerimónia que contou com a presença do vencedor e dos 17 concorrentes a este concurso de ideias.
Trata-se de uma ponte em betão armado, com várias rampas de acesso, sendo que nenhuma estrutura irá ficar apoiada no canal da ria. A iluminação desta ponte, sobre o canal central, será feita a LED, tecnologia que permite consumos mais baixos. O projecto tem de ficar concluído em Abril, prevendo-se a execução da ponte até Dezembro.
José Quintão, arquitecto da Câmara de Aveiro, explicou os critérios que estiveram na escolha do projecto vencedor. “Tivemos em conta critérios que tinham a ver com a arquitectura, a integração na paisagem, a sua funcionalidade, a urbanidade, bem como o preço. Era preciso ter em conta a posição da ponte e a colocação das rampas, até por causa da navegabilidade no canal”, explicou.
Financiado pelo QREN, no âmbito do Mais Centro-Programa Operacional Regional do Centro, o projecto da Ponte Pedonal de ligação entre o Rossio e o Alboi surge da necessidade de fazer a ligação entre duas zonas verdes da cidade de Aveiro, de forma a servir a população.
Representa um investimento total de aproximadamente 560 mil euros com uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 392 mil euros.
Os trabalhos apresentados no âmbito do concurso de ideias realizado pela Câmara de Aveiro ficarão em exposição na Casa Major Pessoa até final do mês. Para além das propostas das pontes, ficarão expostos alguns dos projectos de arquitectura que estão em desenvolvimento no âmbito do Programa de Acção do Parque da Sustentabilidade. |