Câmara de Aveiro e Junta da Glória assinaram o acordo de delegação de competências para a gestão dos Cemitérios Sul e Central. Esse acordo prevê a gestão por dois anos. No uso da palavra, Élio Maia, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, sublinhou a importância deste protocolo, hoje celebrado, “permitindo uma gestão mais próxima dos cemitérios, possibilitando respostas e soluções eficazes face aos seus problemas de manutenção, operacionalidade e exploração.
Este valor da proximidade do poder local, permitindo uma maior eficácia e qualidade, é o fundamento deste protocolo e, igualmente, uma preocupação do executivo que pretenderá ver alargada a delegação de competências na gestão de outras áreas, como por exemplo, as sedes das juntas, os polidesportivos ou espaços de associações.
Para Fernando Marques, Presidente da Junta de Freguesia da Glória, este processo, “apesar de longo e moroso, é especial para a Junta pelo significado que tem para a sociedade e para as pessoas. É um grande desafio colocado à Junta, mas que esta saberá responder dignificando e melhorando a imagem dos cemitérios, respeitando a sensibilidade das pessoas”.
A Câmara de Aveiro fica responsável pelos encargos salariais dos trabalhadores afectos aos Cemitérios Sul e Central. Gerir, financiar e liquidar todas as despesas correntes associadas ao funcionamento dos Cemitérios Sul e Central, nomeadamente, luz, água, telecomunicações, produtos e ferramentas necessárias para a limpeza e conservação daqueles será da responsabilidade de Junta que, vai, igualmente, desenvolver todas as acções necessárias com vista à ampliação das instalações do Cemitério Sul e realizar as obras que se mostrem necessárias tanto para a manutenção/conservação dos dois cemitérios em apreço, como para o melhoramento das condições de ambos. |