A Câmara de Ílhavo vai patrocinar uma volta ao mundo do navio escola Sagres. Viagem com início marcado para 19 de Janeiro e que termina a 23 de Dezembro contemplando 18 países. Ao todo serão 339 dias de viagem, com 241 de navegação e 98 em portos num total de 35800 milhas náuticas.
A autarquia é um dos 18 patrocinadores desta viagem. Ribau Esteves considera que é um privilégio fazer parte desta iniciativa.
“É, de facto, um imenso privilégio associarmos-nos a esta viagem, pois é um momento único da vida do nosso município, dos valores que queremos levar e que serão geridos pelo nosso Museu Marítimo, no que toca à história e à cultura. Do ponto de vista económico, temos a presença da Associação de Industriais do Bacalhau”, disse Ribau Esteves.
O autarca de Ílhavo considera que o apoio promove o Município bem como o Museu Marítimo que surge associado ao projecto. Outro dos parceiros é Associação dos Industriais de Bacalhau que oferece 2200 kgs de bacalhau.
Quanto a verbas para financiar esta viagem, Ribau Esteves diz que ainda não podem ser reveladas, prometendo fazê-lo para a semana, altura em que a Sagres parte para esta volta ao mundo. Garante, no entanto, que se trata de “verbas contidas”. “Devo manter reserva, pelo menos por enquanto, sobre o nosso valor de investimento. Logo que a reserva deixe de existir, terei todo o prazer em partilhar esse valor, até porque se trata de uma verba muito simbolizada e contida”, garantiu.
O Museu Marítimo de Ílhavo surge em exposições temáticas a bordo nos portos em que a Sagres acostar. |