Os Amigos da Avenida desafiam a Câmara de Aveiro a rever os planos para o tratamento paisagístico da Praça Melo Freitas. Prepara a entrega de um abaixo-assinado que defende a reponderação do projecto. A autarquia tinha como plano de intervenção no espaço da antiga sapataria Loureiro a “exploração publicitária do espaço” disfarçando assim o espaço criado com a demolição. As propostas seriam entregues até amanhã.
Agora, o grupo cívico, sugere a “reponderação do concurso de requalificação do vazio da Praça Melo Freitas” tendo em conta “o valor simbólico da Praça”, a sua “localização central na cidade”, a “relevante actividade cultural que nela ocorre” e a “dinâmica cívica e associativa que tem acolhido”.
José Carlos Mota, dos Amigos da Avenida, sugere um maior envolvimento da comunidade na decisão sobre o futuro desta praça da cidade de Aveiro. “Temos algumas ideias em termos de funções e de imagens, mas são ainda ideias experimentais e exploratórias”, adiantou José Carlos Mota, acrescentando que “o que nos parece precipitado é lançar um concurso num prazo muito curto e que não se aproveite a oportunidade para estimular a criatividade da comunidade e que não se envolva numa reflexão sobre esse espaço. Por isso mesmo sugerirmos a reponderação do concurso”, concluiu.
José Carlos Mota alerta, ainda, para a possibilidade da publicidade poder “ocasionar impactos visuais indesejados” e que o objectivo do promotor pode não ser o que se pretende para a Praça Melo Freitas. “Pode ser possível pensar uma solução equilibrada e interessante do ponto de vista da imagem, e que seja uma solução barata. Isto não implica nem exige que haja retornos publicitários que neste local podem ter um impacto visual que perturbe a visibilidade deste local. Daí que estejamos a sugerir que seja ponderada a ideia das contrapartidas publicitárias. Recomendamos reponderação da ideia e do conceito, pois o interesse do fornecedor do serviço pode não ser igual ao interesse da cidade”.
Este abaixo-assinado dos Amigos da Avenida conta já com cerca de 40 assinaturas e será entregue ao presidente da Câmara de Aveiro, amanhã, dia em que termina o prazo para apresentação de candidaturas. |