O responsável pela programação do Cine-Teatro de Estarreja espera que a nova Ministra da Cultura invista mais nos teatros municipais ao nível da programação. Pedro Fernandes diz que depois da construção dos equipamento faltam apoios à programação. Aguarda pela informação da estrutura liderada por Gabriela Canavilhas.
“Infelizmente a mudança de uma Ministra da Cultura em Portugal já nada influencia o trabalho de um teatro municipal, na medida em que houve uma aposta do ministério na requalificação de uma rede de teatros municipais, mas após o trabalho de construção civil, que foi financiado, extinguiu-se o apoio ao nível da programação”, lamenta o responsável pelo Cine-Teatro de Estarreja.
Pedro Fernandes à espera de linhas de apoio do Ministério da Cultura para a programação dos teatros municipais. Diz que o reconhecimento do Primeiro-Ministro sobre a importância de reforçar o investimento no sector pode ser um indicador positivo.
“É uma linha de apoio que merece ser desenvolvida e que tem sido uma promessa de há vários anos. Vamos ver se é desta, até depois do reconhecimento público de José Sócrates sobre a pouca aposta na cultura no anterior governo. Esperemos que seja desta que se cria uma linha de apoio específica para os teatros municipais que estão, na maioria dos casos, sobre a alçada dos municípios e isso representa um encargo muito grande”, disse Pedro Fernandes em entrevista ao programa “Conversas”. Para ouvir às 19h00. |