A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro aprovou, na semana passada, as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2010, no valor global de 11 milhões de euros. Ribau Esteves destaca o facto deste orçamento ser três vezes superior ao de 2009, muito graças aos fundos comunitários: “O orçamento para 2010 é três vezes maior que o do ano passado porque estamos a utilizar os fundos comunitários. Temos a contratualização do QREN, temos o Polis da Ria, a ADRA. Há circulação financeira que surge por força dessas realidades que aumentam a pressão sobre o orçamento da CIRA”.
Como prioridades para o próximo ano define-se a execução do contrato de delegação de competências com subvenção global, entre a CIRA e o POR Centro, a gestão do Polis Ria de Aveiro e da empresa Águas da Região de Aveiro. Mas há outros projectos que o presidente da CIRA destaca. Um deles é, por exemplo, um programa de apoio às associações: “Um programa de apoio ao movimento associativo da nossa região ao qual chamamos PAPERA – Programa de Apoio a Projectos e Eventos da Região de Aveiro. É um pacote de 30 mil euros que vamos lançar pela primeira vez e pôr ao dispor das associações que se candidatem com projectos que a CIRA possa financiar. Vamos, também, realizar um congresso da região de Aveiro, no final do próximo ano, que passaremos a realizar com periodicidade bi-anual, e que será um momento de apresentação pública dos trabalhos que estamos a fazer à escala da região, de discussão e de sugestão de novas ideias”.
Ribau Esteves, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, é o convidado de hoje do programa “Conversas”, para ouvir logo mais depois das 19 horas. |