Os tarifários da MoveAveiro para 2010 sofrem um aumento de 5%. Segundo o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Carlos Silva Santos, “a proposta de tarifário para 2010, elaborada numa perspectiva plurianual, foi preparada tendo em conta o aumento do custo dos factores de produção: só o preço do gasóleo aumentou desde o início de Janeiro até 10 de Novembro, cerca de 15 por cento, contudo os aumentos verificados no tarifário centram-se na ordem dos 5 por cento”, acrescentando ainda que “o gasóleo assume na nossa estrutura de custos um papel preponderante, sendo previsível que o respectivo preço sofra um aumento maior em 2010 do que aquele que se verificou em 2009”.
A autarquia realça, ainda, as preocupações sociais com o passe 4-18 (para jovens dos quatro aos 18 anos de idade) e ao Passe Sub 23, destinado a jovens dos 18 aos 23 anos de idade, cujos passes estão fixados em 16,24 euros, quando anteriormente era de 24,70 euros. Aproximadamente 300 jovens usufruem do Passe 4-18 e 200 do Passe Sub 23.
Na Moveria, os bilhetes para crianças, pessoas portadoras de deficiência e pessoas da terceira idade não sofreram qualquer aumento, mantendo-se em 0.65 euros. O transporte de velocípedes, ciclomotores e volumes ficam, também, com os mesmos valores do ano passado.
Quanto à MovePark, os preços da hora de estacionamento e do Estacionamento Mínimo Permitido não sofreram qualquer aumento. |