Começa a funcionar em Janeiro o Observatório de Segurança Marítima, criado no âmbito das actividades de investigação e desenvolvimento do departamento de tecnologias do mar do ISCIA. Um organismo que contará com a participação de académicos e especialistas em segurança marítima e que pretende contribuir para um melhor estudo das problemáticas do uso e gestão do espaço marítimo. Este observatório irá ainda estudar as actividades marítimas no que toca à segurança e protecção tanto ao nível local, regional, alargando-se mesmo à Comunidade de Países de Língua Portuguesa.
O Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, esteve presente na cerimónia de apresentação deste novo Observatório que considera “uma iniciativa necessária, uma vez que envolve a comunidade em questões de segurança e defesa”. “Este observatório poderá vir a ser um contributo válido para a definição de políticas públicas nesta área da defesa e segurança”, referiu.
Teixeira Carneiro, presidente do ISCIA, diz que o Observatório de Segurança Marítima está “disponível par colaborar com o Governo”, no entanto garante que o trabalho de investigação irá ser feito independentemente de essa parceria vir ou não a existir. “Este organismo congrega uma série de individualidades académicas e militares para fazer trabalho de investigação. Se o estado português quiser aproveitar algumas das nossas sugestões ou estudos, estamos disponíveis para colaborar”, garantiu. |