A inauguração do Mercado Municipal da Costa Nova, a transferência de competências do Ministério da Educação e a criação da empresa Águas da Região de Aveiro são os destaques feitos por Ribau Esteves, presidente da Câmara de Ílhavo, da actividade municipal dos últimos três meses: “Destaco todas as matérias que propiciaram o arranque tranquilo e com a devida qualidade de mais um ano lectivo. Foi também neste tempo que a antiga Ministra de Educação homologou o acordo a que tínhamos chegado durante o verão, formalizando-se, assim, o tal contrato de transferência de competências. Destaque também, obviamente, para a inauguração do Mercado da Costa Nova. Uma obra muito importante a vários níveis que cumpre mais um investimento no apoio à comunidade piscatória da Costa Nova. A última nota vai para a constituição formal da Sociedade Anónima Águas da Região de Aveiro. Está no período de instalação e perspectiva-se que a empresa entre em pleno funcionamento em Março ou Abril de 2010”.
O Partido Socialista resolveu relembrar as críticas feitas pelas peixeiras ao novo Mercado da Costa Nova. Pedro Martins desvaloriza apenas o funcionamento irregular das câmaras frigoríficas referido poucos dias após a inauguração: “Durante a passagem pelo renovado Mercado da Costa Nova, ouvimos algumas críticas das vendedoras, designadamente no acesso às bancas de venda de peixe e no posicionamento dos lavatórios junto à parede. São pormenores que podem facilitar a operação de quem lá trabalha. Poucos dias após a inauguração, era referido o mau funcionamento das câmaras frigoríficas, mas, neste aspecto, penso que se trata de uma falha inicial”.
O CDS reconhece a importância da transferência de competências na área da educação. No entanto, António Pinho acredita que há riscos na execução dessa transferência e que é fundamental não se tratar de forma igual aquilo que é desigual: “É importante que se continuem estas transferências, embora saibamos que o grande risco destas transferências é, ao mesmo tempo que é a sua maior virtude, a proximidade dos autarcas ao terreno. Às vezes trata-se de forma igual aquilo que é desigual”.
Já o deputado do PCP optou por desejar que os deputados eleitos para a CIRA compareçam às reuniões e que façam da Assembleia Municipal de Ílhavo um exemplo na assembleia da Comunidade Intermunicipal: “São actividades da Câmara e a única coisa que desejo é que sejam felizes com a CIRA e que os deputados que foram eleitos façam, efectivamente, o seu trabalho bem feito e que compareçam. Espero que façam da Assembleia Municipal de Ílhavo um exemplo dentro da Assembleia da CIRA”.
Apreciação da actividade municipal de Ílhavo pelos partidos com assento na Assembleia Municipal. |