Arrancam hoje as “Comemorações do Bicentenário do Nascimento de José Estêvão” e decorrem até ao dia 12 de Janeiro do próximo ano. As comemorações são organizadas pelo município de Aveiro e pela Assembleia da República que, em parceria, irão promover um conjunto de eventos de natureza cultural de forma a homenagear um dos mais eloquentes parlamentares daquela época. José Estêvão nasceu em 1809, em Aveiro, e faleceu 53 anos depois, em Lisboa.
Das comemorações, destaca-se a elaboração de um jornal com vários artigos sobre a vida e obra do aveirense que será distribuído pelas escolas, instituições e público em geral, a partir do dia de hoje. Na próxima sexta-feira será apresentada a peça de teatro “O Peso das Razões”, às 21h30, no Teatro Aveirense, peça que hoje estreia nas instalações da Assembleia da República.
No dia 12 de Dezembro tem lugar uma Sessão Solene de homenagem a José Estêvão, às 15 horas, no edifício da Antiga Capitania. Será apresentada a obra “José Estêvão de Magalhães. 1809-1862: Biografia Parlamentar”, por Júlio Rodrigues, e, de seguida, José Tengarrinha e António Lopes, director do Museu Maçónico Português, irão falar sobre o percurso de vida do aveirense. Até ao dia 12 de Janeiro de 2010, estará patente uma exposição documental intitulada “José Estêvão. Revolução e Liberdade (1809-1862)”, comissariada por Júlio Rodrigues da Silva, tem concepção de Francisco Vaz da Silva e organização de Carla Serôdio e Manuel Carvalho. A exposição ficará patente na Galeria da Capitania. Nos dias 22 de Dezembro e 8 e 11 de Janeiro, serão desenvolvidas visitas guiadas à exposição. |