A Câmara Municipal de Ovar deverá aprovar, em breve, a adesão à empresa Águas da Região de Aveiro, depois da proposta ter sido chumbada, ainda no mandato anterior. Desta vez, o presidente da autarquia acredita que a proposta irá ser aprovada até porque entende que é a melhor opção para o município. Manuel Alves Oliveira recorda que Ovar, no âmbito da nova empresa, contará com um investimento de 73 milhões de euros para a conclusão e renovação da rede de saneamento.
“Como é que nós podemos garantir esta infraestrtura que é vital e essencial?”, questionava o autarca, dizendo que “o saneamento é uma prioridade”. “A questão agora era como é que nós conseguíamos essa verba. Surgiu esta possibilidade de parceria que não é perfeita, reconheço que tem algumas desvantagens para os municípios como é o caso da possibilidade de aumento das taxas. Mas aqui temos mecanismos que nos podem permitir ajudar os cidadãos e, assim, poderemos avançar para este modelo e garantir a conclusão da rede de saneamento”, defendeu Manuel Alves Oliveira.
O município de Ovar tem neste momento quatro freguesias em que a cobertura de rede de saneamento simplesmente não existe. Nas outras quatro é urgente um investimento na recuperação e renovação. Manuel Alves Oliveira considera que nenhum privado tem, neste momento, interesse em investir em Ovar sem aumentar as tarifas, por isso defende a adesão à Águas da Região de Aveiro.
“Continuo a pensar que esta é a via para nós resolvermos esta questão. As alternativas são claras. Ou deixamos estar tudo na mesma, porque o actual modelo não gera as receitas suficientes para este investimento, os tais 73 milhões de euros. Mas para isso, tínhamos de deixar de fazer tudo o resto para investir só no saneamento. Uma outra opção poderia ser o lançamento de um concurso público internacional. Mas, ao avançar-se com esta hipótese, abrimos a possibilidade dos privados entrarem e não estou a ver uma empresa privada a investir 73 milhões de euros sem aumentar, e bastante, as tarifas”, alertou o autarca vareiro.
O município de Ovar irá juntar-se, em breve, às nove câmaras municipais da CIRA que já aderiram à empresa Águas da Região de Aveiro. |