O autor brasileiro Pedro Camargo já está em Portugal para o lançamento do seu mais recente livro, “Neuromarketing – Descodificando a Mente do Consumidor” editado pelo IPAM. Esta obra estará nas bancas nos próximos dias e apresenta alguns dos conceitos-chave que ajudam não só a perceber o consumidor e os seus anseios, como também a desmontar alguns dos mitos mais persistentes que existem nas áreas do Marketing e das teorias comportamentais.
Este manual procura explicar de que forma factores como a criação de um novo produto, o preço, o ponto de venda e a comunicação do mesmo determinam o processo de decisão de compra. O autor aborda ainda o aparecimento de novos instrumentos de pesquisa – sistemas online, antropológicos e neurológicos – que permitem obter uma percepção mais aproximada e inequívoca dos mecanismos de decisão do consumidor. Ao nível do comportamento do consumidor, a obra confere particular relevo a factores biológicos e sensoriais, até então menosprezados.
Apesar de se tratar de um tema controverso e com implicações éticas amplamente discutidas, a obra demonstra que o Neuromarketing é um campo de investigação cada vez mais explorado quer por profissionais quer por académicos.
Pedro Camargo nasceu em Vista Alegre do Alto, no Estado de São Paulo, no Brasil, e é formado em Neurociência pela Neurolab do Núcleo de Neurociências da Universidade Federal de Minas Gerais. Com uma actividade inteiramente dedicada ao ensino, Pedro Camargo exerce, actualmente, a função de docente de Marketing e Comunicação de Marketing nas Faculdades COC e Universidade Paulista. |