Neste ano lectivo, 603 estabelecimentos de ensino aderiram ao projecto Escola Electrão. O Distrito de Aveiro contabiliza 42 estabelecimentos de ensino inscritos, mais 17 do que na 1ª edição.
O número de escolas aderentes representa um aumento de 46% face à edição do ano passado. Mais uma vez, o projecto Escola Electrão reúne estabelecimentos de ensino das 18 capitais de distrito e Regiões Autónomas. A iniciativa é da Amb3E - Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos- e trata-se de um dos projectos pedagógico-ambientais de maior abrangência a nível nacional. Iniciativa que conta com os apoios do Ministério da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente e que consiste na recolha de resíduos e equipamentos eléctricos e electrónicos em todas as escolas inscritas. Na edição passada, a Escola Electrão contou com a participação de 413 estabelecimentos de ensino e 285 mil alunos, que em apenas cinco meses recolheram e enviaram para reciclagem mais de um milhão de quilos de resíduos, superando por aluno a meta de recolha selectiva que a Comissão Europeia estabelece de 4 kg/ habitante/ ano.
O projecto Escola Electrão assenta em duas componentes fundamentais, uma didáctica e outra dinâmica. O objectivo é sensibilizar professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral para o esforço global da reciclagem e valorização dos resíduos eléctricos e electrónicos. |