quarta-feira, 27 de Novembro de 2024  22:16
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Esparguete de Lulas

Esparguete de Lulas

Cortar as lulas em tiras finas cozer o esparguete al dente, escorre-lo e mantê-lo quente aquecer 2 colheres de sopa de ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
14-12-2012

Prémio Adriano Lucas é hoje entregue em Coimbra



Atribuído pela primeira vez, o prémio de Jornalismo Adriano Lucas será entregue, hoje, a Adérito Esteves, o grande vencedor com uma reportagem sobre os cidadãos sem-abrigo de Coimbra.
A cerimónia, marcada para o dia de aniversário do fundador do Diário de Aveiro, irá, além da entrega oficial do prémio monetário de três mil euros, procurar ser também uma reflexão sobre a importância do jornalismo.
Logo de início, pelas 18 horas, os presentes na Casa Municipal da Cultura ouvirão o docente universitário Carlos Camponez falar sobre a importância dos cursos de Jornalismo, nomeadamente do que é leccionado no 1.o e 2.o ciclos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
À intervenção do docente de Jornalismo seguir-se-á a de Adriano Callé Lucas, director do Diário de Aveiro, sendo depois dada a palavra ao vencedor, um jovem mestre de Jornalismo, que, como confessou ao Diário de Aveiro, escreveu a peça “Ao abrigo de Coimbra” com o grande objectivo de conseguir a publicação do texto. De 24 anos, Adérito Esteves, que concorreu sob o pseudónimo de Gabriel Queirós, é mestre em Jornalismo pela Universidade de Coimbra.
“É um trabalhador estudante”, disse ao Diário de Aveiro Maria José Azevedo Santos, vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e vereadora da Cultura, ao confidenciar “a grande satisfação do júri” por perceber que se trata de um jovem jornalista e, assim, contribuir, como também pretende o Prémio, para a descoberta de novos valores na área da Comunicação Social.
A peça “Ao abrigo de Coimbra” venceu por maioria entre os trabalhos apreciados por um júri constituído por cinco elementos, um de cada entidade organizadora – CMC, Universidade de Coimbra e Diário de Coimbra – e dois convidados, no caso o jornalista Jorge Castilho e o comentador e professor de Direito Marcelo Rebelo de Sousa. Será, aliás, Marcelo Rebelo de Sousa que proferirá a intervenção final na cerimónia, analisando “A Liberdade de Imprensa Hoje”, antes do encerramento pelo presidente da Câmara de Coimbra, Barbosa de Melo.
O Prémio de Jornalismo Adriano Lucas foi criado e aprovado por unanimidade pelo Executivo municipal de Coimbra, na sequência de uma proposta da vereadora da Cultura para homenagem “à envergadura do homem, do jornalista e do cidadão”. Posteriormente, colheu a parceria do Diário de Coimbra – jornal associado do Diário de Aveiro, bem como do Diário de Leiria e Diário de Viseu – e da Universidade de Coimbra, tendo na sua essência o objectivo de incentivar e promover os trabalhos na área do jornalismo, privilegiando o género reportagem, que tenham como propósito a divulgação de temas relacionados com Coimbra e a região das Beiras.
Adriano Lucas, que faria hoje 87 anos, faleceu a 21 de Março de 2011.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®