O que é a We Art?
A We Art é uma agência de arte, uma empresa que actua no domínio das artes plásticas e que trabalha todos os campos que têm a ver com as artes plásticas, desde a promoção e agenciamento de artistas - com um enfoque nos artistas com um nome ainda não tão consolidado mas em quem nós reconhecemos um futuro auspicioso -, exposições e mostras de arte (aqui no nosso espaço ou em espaços exteriores quando nos contratam para esse efeito), consultoria (intermediação de negócios ou avaliação de espólios), formação ou mercado das edições… Mas estamos ainda a começar.
A empresa existe formalmente desde Setembro do ano passado e a actividade começou em Fevereiro. Ou seja: começaram em contraciclo. Foi um risco calculado?
Foi. Nesta fase, e graças a toda a estrutura do Aveiro Business Center e da VLM e aos sócios que estão comigo - Luís Verde e Ricardo Lopes -, não fizemos um grande investimento, porque temos um espaço de exposições e um espaço de trabalho, o que facilitou. Mas é evidente que estamos em contraciclo - o país está a atravessar um período complicado do ponto de vista económico e é muito difícil convencer as pessoas a adquirir obras de arte. Mas queremos criar apetência de um cliente empresarial pela arte e não tanto de um cliente individual, apesar de também trabalharmos para ele. Queremos tentar vender arte às empresas e sensibilizá-las para se interessarem pela arte. É um ciclo complicado, mas as boas oportunidades de negócios acontecem justamente nestes períodos. Por isso, temos esperança que este negócio vingue.
Há muita gente que olha para a arte como um luxo…
Quem desconhece o que é a arte pode considerá-la um luxo, mas para mim é um bem essencial, porque influencia o nosso bem-estar e a nossa condição de paz com a vida e com o mundo. Uma obra de arte é um bem espiritual muito forte. E é também essa desmistificação que nós queremos fazer com as nossas acções de formação.
Vocês têm peças acessíveis a todos os bolsos?
Temos. Estamos a trabalhar com uma carteira de artistas que já têm o seu nome, formados pelas melhores universidades portuguesas, como as faculdades de Belas Artes do Porto e de Lisboa ou a ARCA, de Coimbra, e que já estão representados nalgumas das melhores colecções. A sua qualidade não se pode discutir. Mas apesar de tudo há obras para todos os gostos. Agora estamos a lançar uma campanha de Natal em que lançámos um desafio aos artistas para criarem um conjunto de peças que as empresas possam oferece aos seus clientes, a preços extraordinários. É um investimento seguro.
|