Unanimidade na Câmara de Estarreja. A proposta de rejeição às alterações ao mapa das freguesias no município de Estarreja, apresentada pelos vereadores do Partido Socialista na Câmara Municipal de Estarreja, foi aprovada por unanimidade.
Fernando Mendonça e Manuel Pinho Ferreira apresentaram o documento na Sessão de Câmara do dia 8 de Novembro, um dia depois de ter sido conhecida a “Proposta Concreta de Reorganização Administrativa” elaborada pela Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território, que prevê em Estarreja a junção das freguesias de Canelas e Fermelã e de de Beduído e Veiros.
No texto apresentado, os autarcas do PS alegam que a junção de freguesias «assenta em critérios meramente numéricos e em justificações duvidosas, desfasadas da realidade, fazendo tábua rasa do passado histórico e da realidade social e cultural do município», lembrando que «este é apenas e ainda um documento técnico, que para ter efeitos práticos necessita da aprovação por parte da Assembleia da República, estando nas mãos dos deputados a sua rejeição».
Por isso a proposta do Partido Socialista, aprovada por todo o executivo camarário, prevê que «seja manifestada ao governo a discordância veemente e a oposição firme da Câmara Municipal face às alterações previstas» e que «sejam encetados esforços junto dos deputados eleitos por Aveiro e pelos restantes deputados das diferentes forças partidárias, para que esta proposta seja travada e rejeitada na Assembleia da República».
Foi aprovado igualmente «sugerir ao Presidente da Assembleia Municipal a marcação, com carácter de urgência, de uma reunião da Assembleia Municipal para, à luz desta proposta da UTRAT, os eleitos pelo povo de Estarreja tomarem uma nova posição sobre o assunto». |